
Por que todo líder deveria aprender Mindfulness para se comunicar bem?
O segredo das marcas de maior impacto no mercado está na capacidade de seus líderes de se colocar em estado de presença.
Como diria David Lewis e G. Riley Mills, “os grandes comunicadores são aqueles que arriscam estar completamente presentes no momento.”
Para além do storytelling e da clareza de nossas mensagens, não somos nada sem a compreensão profunda das necessidades e desejos de nossa audiência.
A comunicação não está no que falamos, mas em como falamos.
Quando nos apegamos demais à informação e ao conteúdo da mensagem, acabamos caindo na armadilha de memorizar palavras, falar roboticamente e deixar de nos conectar de verdade com nossa audiência naquele momento.
Vou repetir: naquele momento.
Cada comunicação possui o seu momento e sua audiência.
É imprescindível que o líder ou orador da mensagem se coloque em estado de presença e atenção plena, aqui e agora, no momento da transmissão de sua mensagem, para ser capaz de identificar quais são as necessidades e desejos das pessoas que estão ali e engajar sua audiência – seja em uma apresentação ou reunião de time.
Ao fazer uma apresentação em sua empresa, por menor que ela seja e por menor que seja o seu público, sua mensagem precisa parecer espontânea, personalizada e cativante, e isso só pode ser conquistado com presença.
E é aí que entra o Mindfulness.
Mindfulness ou “atenção plena” é um método de meditação que abre mão de todos os clichês – aquela postura ereta de Buda, a respiração regulada, o ato de “não pensar” – para ressignificar o estado meditativo como um simples estado de presença.
Essa metodologia nos convida a abandonar a crença de que a prática meditativa depende de hora, lugar e circunstâncias específicas, para aprender a viver em estado de presença e atenção plena independente do que estejamos fazendo e nos proporcionar maior qualidade de vida.
Dentro do Mindfulness, existem práticas diversas para o treinamento da atenção plena, que vão desde exercícios de autopercepção que podem ser aplicados a quaisquer contextos até exercícios de “como comer uma refeição com presença”.
Um dos maiores autores de Mindfulness, o monge zen-budista Thich Nhat Hanh, possui uma série de livros que falam sobre A Arte de Viver a partir dos conceitos e práticas da presença e atenção plena, que representam perfeitamente a abrangência da prática deste método meditativo: “A Arte de Sentar”, “A Arte de Comer” e “A Arte de se Comunicar” são alguns deles.
O último é o que me chama mais atenção, pois defende a mensagem mais importante desse artigo.
“Neste guia preciso e prático, Thich Nhat Hanh revela como ouvir atentamente e expressar o seu eu mais completo e mais autêntico. Com exemplos de seu trabalho com casais, famílias e “conflitos internacionais”, A arte da comunicação nos ajuda a ultrapassar os perigos e frustrações de deturpação e mal-entendidos, para aprender a ouvir e a ter habilidades de fala que irão mudar para sempre como nós experimentamos e impactamos o mundo.” (Sinopse do livro “A Arte de se Comunicar”.)
A atenção plena nos desperta do estado de piloto automático que nos faz repetir e perpetuar as falhas e gargalos da nossa comunicação, potencializando o processo de escuta ativa e profunda do outro (aquele que recebe a mensagem).
Um líder em estado de presença está melhor capacitado a acessar informações sutis e até mesmo subjetivas sobre o momento, os sentimentos e as necessidades de sua audiência, podendo utilizar essas informações como alimento de sua mensagem, adaptando sua linguagem, postura, histórias, entre outros elementos da comunicação, com o objetivo de aproximar a mensagem, ideia ou proposta que está sendo apresentada de sua audiência.
Assim, nossas mensagens se tornarão muito mais impactantes, ao passo que a humanização da comunicação é capaz de tocar em dimensões maiores do ser e instigar nele suas motivações mais profundas, o que aumenta a chance da sua comunicação gerar ação e resultados concretos para o seu negócio.